Rute Caldeira

“Eu Sou”

Sobre mim

Existe uma razão para ter escolhido a definição “EU SOU”, um sentimento que pretendo que alcances com a tua dieta espiritual. Comecei a sentir que realmente “Sou” quando deixei de ter medo de ser fiel a mim mesma, não importa o que os outros possam pensar, não importa se me consideram louca, mística, desajustada, a única coisa que me importa é ser verdadeira com a verdade que vive no meu coração. É não deixar de “Ser” porque alguém considera esse “Ser” estranho, ou com ideologias “fora da realidade”. Todos nós temos sonhos, tu tens sonhos e o que fazes com eles? Tentas vive-los, concretizá-los, ou guardas numa caixinha com o nome “impossível”?

Quando é que eu Rute me tornei de facto a Rute? Quando assumi o que o meu coração me pedia, quando decidir largar um emprego seguro, quando percebi que os título de licenciada e de mestre da Universidade Católica não me enchiam as medidas. Agradeço até hoje o facto de me ter formado em Comunicação Social, não foi por acaso, pois fez de mim também quem Sou hoje, comunico com alegria e espontaneidade e isso é fruto de um trabalho universitário. Mas a Rute, a verdadeira Rute ansiava algo mais, ela pretendia mergulhar na alma humana, ela pretendia “estudar” o ser humano, as suas emoções, queria acima de tudo sentir a energia e compreendê-la, captá-la. E assim foi, mergulhei naquilo que alguns consideram o mundo “sobrenatural”, mas que é na verdade o mundo mais natural que existe no Homem – a energia. Esse mundo fez-me apaixonar e compreender de uma forma totalmente diferente, a mente humana e quando dei conta, estava “viciada” em formações que me enriquecem, me permitem aprofundar o conhecimento de mim mesma, bem como do ser humano. Atualmente sou autora, a escrita é uma das minhas grandes paixões, mestre de Reiki, facilitadora de Cura Reconectiva® e de A Reconexão®, professora de Meditação, Instrutora de Yoga, palestrante, organizadora e facilitadora de Retiros Espirituais que acontecem dentro e fora de Portugal, a partir das parcerias estabelecidas com a Zen family (http://www.zenfamily.pt/) e o Ocean’s and Flow (http://oceansandflow.com), sou PNL practicioner e uma das especialistas que colabora com a plataforma Simply Flow da Fátima Lopes (http://simplyflow.pt/), sendo a minha área a do desenvolvimento espiritual.

As formações são para mim uma boa “adição” tenho a mesma sensação de Sócrates quando termino um curso – “só sei que nada sei”… a minha busca é incessante, o ser humano tem tanto de simples, como de complexo, e o espírito? Somos um mundo por descobrir, somos apaixonantes e por isso a minha sede é insaciável. Outra das minhas grandes paixões é a Índia e por isso alguns dos meus cursos foram feitos lá, a Índia é uma espécie de segunda casa para mim, a cultura, a simplicidade, a espiritualidade profunda…

Porque tive e tenho eu, esta vontade de estudar e saber mais? Porque lá atrás, bem lá atrás, falo assim porque me parece uma realidade bem distante neste momento, senti a intensidade do sofrimento humano, dos pensamentos destrutivos, da perda, da dor física….Mas…não vou descrever tudo o que se passou pois pretendo falar sobre alegria, não sobre tristezas, até porque aprendi que nós podemos transformar as tristezas em alegria, as doenças em saúde, os medos em coragem, as derrotas em vitórias, e o descontentamento em gratidão. Experienciei a perda de uma irmã com os meus 14 anos de idade e daí para a frente foi um desencadear de desafios – depressões profundas, anorexia, crises existenciais e uma doença física – endometriose. Como estou hoje depois disto? Hoje “EU SOU”, estas pedras do passado estavam lá para me indicar um caminho, para me trazer onde estou hoje, para me fazer descobrir as terapias complementares e o verdadeiro sentido da palavra VIDA. Sou feliz, sou realmente feliz, descobri que o medo é uma ilusão criada pelo nosso ego e que os sonhos são a voz mais pura da nossa alma e isso fez de mim uma mulher realizada em todas as áreas da minha vida. E se não estiver satisfeita com alguma dessas áreas eu não baixo os braços, pelo contrário, eu faço a minha dieta espiritual para ter respostas e desencadear a mudança.

Tenho dois lemas na minha vida – “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje” (filosofia Kaisen); e “Muda que o mundo muda contigo” (Ghandi)! São duas frases que estiveram e estão na base da minha mudança, elas refletem a Rute de ontem, a Rute de hoje e hão-de reflectir a Rute de amanhã.

Muito resumidamente, para ti que me lês e que provavelmente vieste parar a esta página porque decidiste SER, esta é a Rute:

Há quem me considere louca, quem ache que a minha opção de vida não se encaixa na sociedade em que vivemos! O que posso dizer é que desde que me tornei “louca”, uma louca que segue o que sente, que segue o que ama, uma louca que se entrega sem medos, desde que essa louca se revelou em mim sou inteira…e sou inteira porque me assumi como sou, desde então a plenitude vive entre as minhas palavras e faz parte dos meus dias! Que a loucura permaneça POIS EU AMO-A! 

Subscreve a minha newsletter

Para ficares a par de todas as novidades relacionadas com lançamentos de novos livros, retiros e viagens.

Aqui