IMG-20181030-WA0004.jpg

A verdadeira Meditação

É-nos difícil colocar em palavras todo o significado, importância e valor que esta escola tem para nós – antes deste sonho nascer (na verdade, estávamos longe de saber que esta escola fazia parte dos planos divinos) fizemos uma longa jornada, foi um caminho de muito estudo, de muitas formações, de fortes aprendizagens, valentes abanões e profundas metamorfoses!

É incrível olhar para trás, rever a nossa viagem como casal, ter esta sensação mágica de estarmos juntos há 20 anos…

 

...e constatar que mais de metade deste tempo, foi a fazer um trabalho espiritual extremamente profundo, firme e corajoso – pois por mais que as nossas estruturas fossem abanadas (através dos sistemas de crenças que iam ruindo), nós não desistimos. Pelo contrário, a vontade de aprender, de nos desafiarmos como seres humanos, a vontade de ir mais longe, de ir mais fundo no verdadeiro sentido da vida foi-nos aguçado de curso para curso, de experiência para experiência e de viagem para viagem…

 

e assim se mantém aos dias de hoje.

A nossa viagem dentro do chamado “mundo espiritual” começou há cerca de 12 anos atrás.

 

Começámos ambos pelo Reiki, tornando-nos Mestres em Reiki. Depois abraçámos a leitura da aura como forma de irmos mais fundo no auto-conhecimento, de ir mais fundo nas memórias acumulados e estagnadas no nosso corpo.

Em simultâneo começámos a frequentar grupos de meditação, onde fomos adquirindo maior consciência do eu.

 

Cada jornada representava um verdadeiro presente, tão grande que não nos foi “possível parar”.

Entregámo-nos a estes cursos – nunca com a intenção de um dia estarmos a trabalhar juntos, nunca pensando que um dia abriríamos a nossa própria escola de Yoga & Meditação!

 

Fizémo-lo primeiro, por nós enquanto seres individuais e depois por nós enquanto casal… mas no fim, fomos presenteados com um novo casamento: a paixão pela mesma área, a vontade constante de estudar e a paixão de passar os conhecimentos para quem deseja abrir-se a eles.

Wheat Field

O amor pela prática e pela transformação que lhe trouxe foi tanta, que antes de ir embora da índia o Tiago fez uma promessa: “para o ano estou cá para fazer um curso de yoga para professores”.

Em 2015 abraçámos pela primeira vez a Índia…

 

Nesta fase, eu já era completamente apaixonada pela meditação, e já tinha feito a minha primeira formação de Yoga em Portugal.

 

Ao Tiago, esperava-lhe uma grande surpresa, ele que achava que só iria a esta viagem para me acompanhar e me saber segura…

 

Enquanto eu parava horas nas esplanadas em frente ao Rio Ganges para escrever o meu primeiro livro, ao Tiago sobravam-lhe horas livres para fazer o que quisesse – o divino escreve direito por linhas que nos parecem tortas… foi assim, que descobriu a sua paixão por esta filosofia.

 

Nesse tempo livre decidiu inscrever-se em aulas de yoga e assim, começa uma imersão espiritual diária que marca na verdade, o início do nosso trabalho em conjunto (sem ainda sabermos).

Bem dito, bem feito…

Mas a verdade é que não voltámos só aquele ano. Voltámos todos os anos seguintes para ir mais fundo no auto-conhecimento, e mais fundo nas formações que nos fizeram ir avançando ao ponto de nos tornarmos ambos – Mestres em Yoga & Meditação, certificados pela Yoga Alliance (YAI) International e Meditation Alliance International (MAI).

A nossa última formação nesta área foi realizada diretamente com o fundador da YAI e MAI, foi uma experiência incrível, uma imersão que está guardada com um carinho especial nos nossos corações. No dia de recebermos os certificados, Swami Vidyanand “batizou-nos” com os chamados nomes “yogicos” e é aqui, de uma forma absolutamente mágica e tão bonita, que nasce o nome da nossa escola de Yoga & Meditação. O Tiago recebeu o nome Satya Chetna– que significa verdadeira consciência; eu recebi o nome Dhyana Mai– que significa eterna meditação.

IMG-20191024-WA0054.jpg

Após este batismo, percebemos de imediato que a fusão dos dois seria perfeita para o nome de um projeto de vida em conjunto

SatyaDhyana: A verdadeira Meditação.

Este nome ganha ainda mais significado para nós, uma vez que eu me apaixonei pela meditação sendo esta a área dentro do yoga que decidi ensinar, o Tiago apaixonou-se igualmente por esta filosofia, mas a sua paixão inclui o ensinamento da parte física (o asana) e não só.

 

E como nos foi dito pelo próprio Swami Vidyanand – o Yoga sem a meditação não está completo, a meditação sem esta filosofia fica igualmente pela “metade”, são partes de um mesmo todo, que separadas perdem a força.

 

Esta explicação, emocionou-nos…pois fez-nos sentir como uma metáfora aplicada a nós dois e ao nosso amor – não só ao amor que nutrimos um pelo o outro, como também, ao amor que temos por ensinar!

20171104_111358_small.jpg

Em conjunto já fizemos retiros por Portugal, pela Índia e por Marrocos e estamos de momento, dedicados também, a dar formação para Professores de Yoga & Meditação, num curso de 400 horas, que une duas partes de um mesmo todo – O Yoga (que significa precisamente União).

Shadow on Concrete Wall

Tiago

 

Professor Master de Yoga & Meditação

Teacher Trainer de Yoga

Mestre em Reiki

PNL practitioner

Organizador de Retiros dentro e fora de Portugal

Permacultor

Mudei completamente os meus hábitos de vida quando descobri o mundo do Yoga. A primeira vez que fui à Índia supostamente ia só acompanhar a Rute para a escrita do seu primeiro livro, estava redondamente enganado…

 

Algo muito poderoso esperava por mim… apaixonei-me de tal forma pela Índia, pela sua sabedoria e por todos os conhecimentos, que percebi que após esta viagem, nada seria igual na minha vida.

 

Nessa altura, e depois de dois meses diários e intensos de prática na capital Mundial do Yoga, prometi a mim mesmo que voltaria para fazer a minha formação como Professor de Yoga. E assim foi, 5 anos após essa promessa, sou hoje Professor Master em Yoga & Meditação, formando atualmente alunos, para serem futuros professores.

A verdade é que, quando nos abrimos para aprender E para crescer, percebemos que há mais e mais e que é um estudo que nunca acaba!

Sou também um apaixonado pela natureza, construção natural, design de jardins e hortas e o meu sonho é tornar o planeta mais sustentável, educando as pessoas para a necessidade de cuidar daquela que é a sua casa de origem – o planeta Terra.

 

Por essa razão fiz também vários cursos na área da Permacultura, agricultura biológica, bioconstrução e recuperação de solos. Adoro a ideia de conciliar o equilíbrio da mente e do corpo humano com o amor que tenho pela terra, pois acredito que este é o caminho para a obtenção da tranquilidade.

 

É com muito amor e entusiasmo que organizo, lado a lado com a Rute, formações, workshops, e retiros, desejando oferecer ao grupo que vem as tantas ferramentas que fizeram de mim quem sou hoje, acreditando assim, que a minha mudança de vida e a minha busca pelos sonhos pode inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.  

Tiago

IMG-20190414-WA0070.jpg
Testemunhos

“Há momentos e experiências da vida, que são impossíveis de colocar em palavras, pela incapacidade de expressar tamanhas emoções envolvidas.

Este maravilhoso curso de Yoga e Meditação é um exemplo disto mesmo! Tudo o que possa partilhar será pouco para que percebam o que acrescentou à minha vida, ao meu ser e o quanto contribuiu para a consciência do meu eu. Tal crescimento e aprendizagem só foram possíveis porque foram passados com tanto amor, pelas mãos de duas das pessoas mais generosas que conheço.

Gratidão infinita querida Rute e querido Tiago! Que dádiva que foi poder beber um pouco do vosso conhecimento de anos, transmitido de forma tão altruista.

Um abraço de luz do tamanho do Mundo.”

- Catarina Ferreira

© 2020 by Rute Caldeira. Proudly created by JL & Co.